top of page

Quem somos?

Amigas e companheiras de investigação.

Somos apaixonadas por tecnologias, comunicação, educação e crianças.

Rita Brito

Educadora de infância de formação inicial, licenciei-me na Escola Superior de Educação João de Deus e iniciei funções como Educadora de Infância em 2005. Nesse ano levei um computador para a sala de atividades com a ideia de que seria útil para ouvirmos músicas e fazer registos pessoais, no entanto notei imediatamente um encanto das crianças por esta tecnologia! Aos poucos fui descobrindo como o computador podia ser uma ferramenta poderosa nas suas aprendizagens, tendo-me apaixonado por esta área.

Paralelamente surgiu a oportunidade de realizar estudos de Doutoramento em Educação Infantil, na Facultad de Psicología y Educación, na Universidad de Málaga nesse mesmo ano. A investigação recaiu no conhecimento da utilização de tecnologias por educadores de infância e crianças, obtendo a classificação máxima. Desde então que tenho investigado a utilização de tecnologias por crianças até 6 anos.

Após vários anos a trabalhar como educadora de infância, e já doutorada em educação infantil, recebi um convite para ingressar no ensino superior, na formação inicial de educadores de infância, onde estou presentemente.

Tive a sorte de encontrar a Patrícia Dias, uma excelente pessoa e colega de trabalho, que partilha interesses de investigação semelhantes aos meus. Com ela tenho aprendido imenso e juntas fazemos uma excelente equipa!

Para informação mais detalhada, consultar o site pessoal.

Patrícia Dias

Doutorada em Ciências da Comunicação, sou Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde também sou investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura e coordeno a Pós-graduação em Comunicação e Media Sociais.

 

Em termos de investigação, sempre me interessei pelo impacto da mediação tecnológica na vida quotidiana, tendo investigado este tema aplicado às tecnologias digitais e em diversas áreas da comunicação, incluindo o marketing, a comunicação organizacional e as relações públicas. Sou autora dos livros “Viver na Sociedade Digital” (2014) e “O Telemóvel e o Quotidiano” (2008).

Sou também mãe de uma menina com 9 anos e de um menino com 6 anos. Assim, partilho de muitas dúvidas e inquietações dos pais relativamente ao papel das tecnologias nas vidas das crianças. Isso motivou-me a explorar este tema profissionalmente, e nos últimos anos tive a sorte de encontrar uma companheira de trabalho fantástica, a Rita Brito. Temos desenvolvido vários trabalhos nesta área e colaboramos em diversos projetos, com destaque para a ação COST DigiLitEYe o estudo da Comissão Europeia “Crianças (0 a 8 anos) e Tecnologias Digitais”.

O hAPPy kids é o nosso projeto mais recente. Mas descobrimos que esta expressão representa também a nossa missão enquanto investigadoras: contribuir, com o conhecimento que geramos, para tornar as crianças mais felizes. 

Para mais informação consultar o site pessoal.

Este site apresenta informação sobre o nosso projeto hAPPy kids, que poderá ser vista em mais pormenor no separador "O projeto hAPPy kids". Para além disso, é possível também consultar informação sobre outros projetos que realizamos em conjunto, alguns documentos que nos servem de inspiração e memórias que temos vindo a construir.

bottom of page